Combate ao Diabetes: Uma prevenção dupla

Publicado em 13 de novembro de 2019 por Allãn Passos.

O mês de Novembro é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14/11) e o tema tem tudo a ver com a nefrologia. O Diabetes é comporto por vários tipos da doença que significa basicamente o aumento da glicose no sangue. A doença é uma das maiores causas de problemas renais que levam o paciente a ter que fazer a diálise, em parte dos casos.

O diabetes tem evoluído de maneira assustadora em todo o mundo, devido ao crescimento de índices de alguns fatores de risco para desenvolvimento da doença como o envelhecimento e a obesidade. Estima-se que mais de 12,5 milhões de pessoas tenham diabetes no brasil, e que esse número tende a crescer em até 50% nos próximos 10 anos.

É importante ressaltar que qualquer pessoa que desenvolva os tipos I ou II do Diabetes, os mais comuns, corre o risco de desenvolver também doença renal. Estima-se ainda que 25% das pessoas com diabetes tipo I e 5 a 10% dos portadores de diabetes tipo II desenvolve insuficiência nos rins.

A nefropatia diabética não apresenta sintomas logo no seu começo e pode se manifestar após vários anos depois de identificado o diabetes. Por isso mesmo é preciso ficar muito atento para se evitar o comprometimento do sistema renal, que pode ser atingido até de maneira irreversível.

Além da prevenção, o diagnóstico precoce é fundamental para o combate do Diabetes e de eventuais doenças renais a partir da evolução da doença. O teste é relativamente simples e pesquisa a presença de açúcar na urina ou a quantidade presente no sangue. O diagnóstico é avalizado pelo exame de glicemia. Se confirmada a doença, o paciente passa a ser acompanhado pelo clínico geral e, com o monitoramento constante, encaminhado, se necessário, para o médico nefrologista.

Então, o que é preciso para evitar o diabetes?

A prevenção ao Diabetes tem uma função dupla, já que também ela ajuda e diminuir as chances de desenvolvimento de doenças renais. E com atividades que só dependem das nossas atitudes é possível realizar essa prevenção cotidianamente.

O sedentarismo, a obesidade e a má alimentação formam um combo de vilões para o desenvolvimento tanto do Diabetes quanto eventualmente doenças renais e outras diversas doenças.

Por isso, uma alimentação saudável, sem o exagero no consumo de alimentos ricos em carboidratos (açúcar, farináceos, grãos e tubérculos), o controle dos níveis de glicemia, a realização de exercícios físicos regularmente, o controle do peso, dos níveis de colesterol, pressão arterial são fatores indispensáveis para um eficaz de trabalho de prevenção. O fumo e fatores genéticos também surgem como potencializadores do risco.

Depois de já desenvolvida uma doença renal a partir do Diabetes, com duas doenças para controlar, o paciente passa a ter ainda mais dificuldades para seguir toda a recomendação médica e os medicamentos necessários para ter uma vida saudável e com um bem estar o mais próximo possível do normal.

Para o paciente que já tem o Diabetes, a prevenção da nefropatia diabética consiste primeiramente no controle dos níveis de glicemia, principalmente nos primeiros 10 anos após o diagnóstico. É fundamental também que o paciente não utilize medicamentos sem acompanhamento médico, para que não se ingira nenhuma substância nociva aos rins. O médico responsável é que irá indicar de exames para checar, por exemplo, a presença de proteína na urina.

Com prevenção, acompanhamento e atenção ao tratamento, nessa ordem, é possível, evitar, cuidar e até conviver com o Diabetes e as doenças renais a ele ligadas. Nunca é demais lembrar que prevenir continua sendo o melhor remédio.

© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br