Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em atividades no Dia Mundial do Rim 2019

Publicado em 13 de abril de 2019 por Nayra Andrade.

Dia Mundial do Rim 2019 - Saúde dos Rins. Apoio Sociedade Mineira de Nefrologia

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) divulgou um balanço parcial das atividades realizadas no Dia Mundial do Rim, que teve sua edição 2019 comemorado no último dia 14. Ao todo, foram realizadas 629 ações e, desse total, 89 foram cadastradas no estado de Minas Gerais, ficando apenas atrás do estado de São Paulo.

A participação da Sociedade Mineira de Nefrologia foi reconhecida com destaque pelo Presidente da SBN, Dr. Marcelo Mazza do Nascimento, que fez um agradecimento especial em um comunicado enviado aos parceiros institucionais e regionais da organização.

Ele ressaltou ainda o espetacular alcance das ações realizadas em todo o Brasil, por meio de mídias online, televisiva e impressa, a iluminação de prédios e cartões-postais, as sessões solenes, o apoio de pessoas públicas e de vários órgãos e entidades.

Ainda de acordo com a SBN, os resultados das ações realizadas no Dia Mundial do Rim serão divulgados em seu site oficial.

Dia Mundial do Rim

Com o objetivo de reduzir o impacto da Doença Renal Crônica, a data é comemorada anualmente com ações de prevenção por meio de exames, divulgação de informações e resolução de dúvidas do público-geral.

Neste ano, a SMN, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), realizou carreatas em 44 cidades do estado, além de outras atividades como orientações a pacientes, aferições de pressão e a iluminação da sede da entidade de vermelho e azul, as cores da campanha, durante todo o mês de março.

A Doença Renal Crônica (DRC) pode chegar a atingir 10% da população mundial. O principal grupo de risco abrange os idosos, já que as chances de desenvolvimento da doença aumenta de acordo com o envelhecimento. A crescente taxa de mortalidade da doença, que causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, preocupa os especialistas.

O diagnóstico, no entanto, pode ser feito a partir de exames simples e de baixo custo, e se realizado precocemente viabiliza o tratamento. Por isso, o Dia Mundial do Rim tem o importante papel de promover a prevenção por meio do conhecimento, garantindo à sociedade o acesso à informação e meios de tratamento da doença.

A Sociedade Mineira de Nefrologia agradece a todos os profissionais que participaram das ações realizadas no Dia Mundial do Rim. Parabéns e Muito obrigado!

© 2012 Copyright, todos os direitos reservados.
Sociedade Mineira de Nefrologia.
Design by Thiago Peixoto
Avenida João Pinheiro, 129
Nossa Senhora da Boa Viagem
30130-183 :: Belo Horizonte/MG
T. (31) 3247-1616 :: nefrologia@ammg.org.br